Tire suas Dúvidas

O acabamento interfere na escolha da gramatura?

Sim, é importante definir quais acabamentos utilizar. A laminação fosca, por exemplo, garante maior resistência e por isso não pede um papel muito grosso. Porém, se você precisa de dobras, recomenda-se o uso de vinco e cores claras em papéis a partir de 250g para que as marcas das dobras não fiquem tão aparentes.

Em relação à Gramatura, como selecionar o papel mais apropriado ao meu impresso?

- De 90g de 115g: Exemplo como base de comparação: papel utilizado em casa ou escritório geralmente possui essa média gramatura. Algumas marcas também trabalham com 75g e são comumente utilizados em papel timbrado e envelopes.

- 115g: esta gramatura abrange sua aplicação a cartazes, panfletos e folhetos de baixo custo.

- 150g: utilizado em panfletos e folhetos de maior resistência, além de folder e flyers. Exemplo como base de comparação: capas de revistas.

- De 250g a 300g: esta gramatura é aplicada basicamente a cartões, já que são mais pesados e espessos. Exemplos: cartões de visita, cartões postais e de aniversário ou mesmo convites de casamento de qualidade.

- De 35g a 55g: também há os papéis de menor gramatura que são, de fato, muito fino e sua aplicação mais comum é em jornais.

Por quê devo fechar os arquivos de impressão em PDF/X-1a?

PDF/X-1ª foi projetado para tornar arquivos pesados em mais leves fazendo com que a entrega seja mais rápida e segura. Isso requer que a cor de todos os objetos sejam impressos em CMYK ou local.

Os arquivos PDF são usados para a transferência de arquivos gráficos, pois são bastante flexíveis e por permitirem transferência de artes robustas de pré-impressão. Entretanto, para se ter uma impressão mais previsível, foi desenvolvido o PDF/X-1ª.

Para arquivos que serão impressos, fechá-lo em PDF/X-1a é a melhor opção, garantindo que o arquivo fique livre de erros, poupando tempo e dinheiro. Ao utilizar este fluxo, eliminamos problemas como substituição de fontes, imagens ausentes e demais alterações acidentais que podem ocorrer na reabertura ou edição de documentos de raiz.

Você pode criar seus arquivos em programas como Adobe Creative Suite: llustrator, InDesign, Photoshop ou Corel Draw.

Quais as diferenças entre Impressão Offset e Impressão Digital?

IMPRESSÃO OFFSET:

1- Qualidade de impressão superior a digital;

2- Possibilita a impressão em maior número de substratos;

3- Melhor custo-benefício para impressão de médias e grandes tiragens;

4- Suporta grandes formatos de impressão;

5- Alta velocidade de impressão.

IMPRESSÃO DIGITAL:

1- Menor tempo de execução;

2- Não há necessidade de reparação de cores, já que todas as impressões são idênticas, sem variação de tom dentro de um mesmo lote;

3- Melhor custo-benefício para pequenas tiragens;

4- Impressão de dados variáveis;

5- Provas de impressão mais baratas.

Como evitar problemas com o texto do impresso?

1- Observar a tipografia, que é um dos elementos mais importantes de um material impresso, tomando o cuidade de escolher uma com boa legibilidade.

2- Procure trabalhar com textos sempre em vetor. Utilize programas diferentes evitando que o texto seja transformado em imagem para não comprometer a qualidade da impressão.

3- Converta suas fontes em curvas antes de fechar o arquivo para garantir que a fonte escolhida seja impressa de forma correta e garantir sua característica original.

4- Utilize textos maiores ou iguais que 7 pontos. Este é o tamanho mínimo aconselhado para garantir uma boa leitura.

5- Saiba escolher bem a família tipográfica. Ao escolher a fonte do seu impresso, verifique se a família tem todas as variações necessárias, incluindo pontuação e acentos.

Posso utilizar transparência em qualquer imagem de meu arquivo?

Sim. Entretanto, tenha sempre o cuidado em converter em bitmap o objeto caso for utilizar transparência ou sombreado em qualquer fonte, imagem ou vetor do arquivo, pois estes efeitos geram muitas falhas no RIP.

Qual tamanho de imagem devo utilizar para ter uma impressão de qualidade?

Isso depende bastante. É necessário saber qual é o processo de impressão que se utilizará para saber a resolução que se necessita.

Não adianta nada utilizarmos uma imagem com ppi altíssimo para lineaturas baixas, por exemplo. Uma máquina que imprime a 120 de lineatura (240 ppi) não necessita de uma imagem a 300 ppi, e é até ruim que "baixemos" a qualidade de uma imagem.

Ao contrário do que se pensa uma imagem que é diminuída perde tanto da qualidade quanto uma imagem aumentada.

Se a imagem for impressa em off-set (240/350 ppi, em média), captura-se a imagem com essa configuração. Caso ela vá ser impressa em roto, 600 ppi.